sábado, 30 de janeiro de 2010

Alegria e Preconceito

Olá pessoas =D. Fui convidada a fazer parte desse blog maravilhoso e venho aqui dar a minha primeira contribuição.
Mas antes gostaria de me apresentar e aproveitarei para já começar a falar da minha relação com o Kung Fu ^-^.
Eu sou mais conhecida como Papu por grande parte dos meus amigos xD. Tenho 18 anos e desde a minha infância eu tenho problemas com excesso de peso, mas nunca gostei muito de fazer atividade física e meus hábitos alimentares eram terríveis, tirando que nunca tinha muito ânimo para me esforçar em emagracer. Já fiz muitas coisas na minha vida: futebol, vôlei, handball, natação, ballet, dança, dança do ventre, street dance, ginástica olímpica e academia, mas eu não me "encontrei" em nenhum desses lugares. Uma vez quando era pequena fui assistir uma aula de Judô do meu irmão e foi uma coisa que me chamou muita atenção e que eu tinha muita vontade de fazer, mas meus pais diziam que não, porque era coisa de menino e que meninas não podiam fazer. Até então eu desconhecia esse tipo de preconceito , mas como eu era pequena e não sabia me impôr eu apenas fiquei na minha.
Enfim, após muito procurar um lugar onde eu me "encontrasse", em 2008 uma amiga minha da escola me falou sobre o Kung Fu que também era perto de onde morávamos, achei interessante e em Setembro fui e marquei uma primeira aula. Eu já tinha sido conquistada pelo Kung Fu pelo primeiro contato que tive, foi uma sensação muito boa, eu simplismente tinha adorado! Faz 1 ano e 5 meses que eu pratico essa arte marcial incrível, e nesse tempo, creio que nunca pensei em deixar de treinar. É meu estilo de vida.
Minha vida melhorou muuuuito desde que entrei no Kung Fu, tenho muita motivação para emagrecer, meu físico e meu fôlego têm melhorado pouco a pouco, e o melhor de tudo: fiz amizades maravilhosas, pessoas que se tornaram essenciais para minha vida e que me dão ânimo pra melhorar e me esforçar cada dia mais!
Maaaaaaaaaaaas, nada são rosas. Meu pai é muito machista, não gosta nem um pouco que eu pratique Kung Fu, não gosta nem que eu comente as coisas com ele nem perto dele, fica bravo quando saio pra treinar... afinal, ele ainda tem aquela visão ultrapassada: "Isso é coisa de menino". Mas eu ignoro isso, uma vez que é treinar é uma coisa que me fez tão bem como qualquer outra que eu já tenha feito.

Então, meninas...enfrentemos essas pessoas que tiram sarro da nossa cara e que tem preconceito e lutemos com vontade pelo que acreditamos!
No meio do treinamento encontramos vários obstáculos e dificuldades que às vezes parecem ser impossíveis, mas encare-os e supere-os, crescendo dia-a-dia um pouco que seja, sempre buscando o melhor de você.

Para finalizar, gostaria de colocar uma foto muito especial onde estão grandes amigas e mulheres que fazem Kung Fu, e frizemos: não é porque fazemos Kung Fu que somos "machos" e não nos arrumamos.



Parabéns, meninas! Que vocês sempre tenham força pra continuar =D

13 comentários:

  1. Demais, Papu!!!
    Excelent post!!!

    Realmente todas nós já sofremos preconceito de alguma forma, dentro ou fora de casa! Na minha opinião, isso acontece por falta de conhecimento das pessoas que nunca nem quiseram saber o que é kung fu e ainda tem aquela idéia de filmes do Bruce Lee!

    Também posso dizer que minha vida melhorou demais!! Mas meu depoimento vai ficar reservado para um futuro post!! =D

    Bem-vinda ao Garotas Kung Fu!!!

    Bjos, filha!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, e mesmo diante de tanto desafios, pois é sempre assim a prática do KF ... nunca desanime e siga em frente neste trabalho árduo! A vitória no KF é algo que para quem pratica é incomparável em qualquer outra arte ... talvez seja este nosso 'fardo' ... ser praticante de uma arte que dê tantos benefícios e nos faça tão bem!
    Sucesso e vitórias!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e gostei muito do post da Papu. As vezes encontramos barreiras gigantescas, mas a escalada para vencê-las começa com a decisão de vencê-las.

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito interessante as palavras da Papu. Nessa vida, sim, é preciso se "achar" em algo, praticar algo saudável que nos faça bem não só fisicamente, mas também mentalmente. Algo que dê prazer, que nos motive e o Kung Fu é um ótimo exemplo disso. Parabéns, Papu. Verá que muito em breve você terá conseguido alcançar todos seus objetivos. O blog está show! Beijos a todos e todas, principalmente. Guto

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeii o blogg!! e as palavras comovente da história da Papu!!.´. é isso ai!!.. É a mulherada comandando!!

    beijooo

    ResponderExcluir
  6. A todas as "Garotas Kung Fu" meus parabéns, afinal não é nada fácil perseguir esse sonho! Tenho 39 anos e pratico Artes Marciais há uns 11. Comecei no Karatê e fui parar no Kung Fu, mas se tivesse tempo, idade e $$$ faria mais umas vinte artes marciais diferentes! Lendo o depoimento da Papu revivi a minha trajetória, pois passei (e às vezes ainda passo) pelas mesmas coisas. Porém o negócio é não desistir nunca, porque uma vez desperto esse amor pelo "Kung", não tem preconceito ou preguiça forte o suficiente pra destruí-lo!
    Força & coragem sempre meninas!
    Bjs a todas!!!
    Adorei o Blog!!!

    ResponderExcluir
  7. A vitória sobre os preconceituosos se torna bem mais agradavel... Somos fortes,inteligentes e femininas... infelizmente algumas pessoas machistas ainda não conseguiram desenvolver a inteligência .

    ResponderExcluir
  8. Meninas, parabéns pela determinação e pelo sucesso do blog, detonando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá a todas(os) XD

    Eu pratico Kung fu shaolin do norte tradicional há um ano e alguns dias, tenho 23 anos =)
    Eu também comecei no karatê, mas tive de sair por causa da minha mãe, que é, foi e sempre será muito machista (!? Whatahel??!) Mas tempos depois a oportunidade pra entrar numa academia de kung fu apareceu, eu dei minhas dribladas, e lá estou até hoje =)

    Eu não conhecia este blog, mas estava com intenção de divulgar meu trabalho e acabei encontrando este espaço, parabéns a vocês!
    Por falar em trabalho, eu faço esculturas em porcelana fria (também conhecido como biscuit), e já fiz algumas peças com o tema kung fu, quem quiser dar uma espiada, pode ir em www.feitosparalembrar.elo7.com.br, no álbum "arte de Naara(Sakura)"
    Agradeço a atenção, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. ooi :D
    é engraçado com a maioria das histórias é mais ou menos parecidas, os pais acham que é "coisa de menino" acham que nós vamos perder a feminilidade e tal, interessante o modo como a sociedade nos vê, principalmente a geração anterior ^^
    Eu pratico o kung fu há 2 anos e sou uma das poucas meninas a serem convidadas para fazer aulas especiais {para alunos que se destacam}, é lógico que me sinto realmente honrada em participar mas as vezes eu fico "posha, mas cadê as meninas?" :/
    não sei, grande parte só está lá para dizer que faz uma arte marcial, e não porque ama. Acho isso tenso.

    Ok, meu comentário pode parecer contraditório, porque da mesma forma que eu incentivo a entrada das meninas eu gostaria que algumas não estivessem lá, o que eu quero dizer é: não adianta milhões de meninas praticarem se nenhuma delas é realmente apaixonada pelo que faz. Ou seja, incentivo meninas determinadas que correm atrás e se dedicam a essa arte marcial (o que parece ser o caso de muitas que estão por aqui ^^).

    Enfim, gostei muito da idéia do blog ^^
    grande beijo,
    Bia

    ResponderExcluir
  11. O começo da historia foi bem parecida com minha experiencia..excesso de peso+multiplas atividades..
    só que eventualmente meus pais aceitaram bem[minha mae incluso pratica taichi hj em dia]depois da melhora que viram na minha saúde, pois quando cheguei no kung fu eu nao tava laaa mto bem de saude.
    mas nem era eu qm ia treinar la xD era meu irmao, mas foi amor a primeira vista com o kung fu XD e eu qm acabei ficando!
    de quebra ainda levei sakurinha[na epoca minha colega de facul] a treinar tbm ^^[vide comentario mais acima]
    mas mesmo hj ja ouvi mto essa coisa de ser coisa de menino mas nem ligo pq sei q nada me impede de ter atitudes supa femininas..
    ^^ super incentivo meninas a treinarem eh mto gostoso ^^ \o/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Muito bem! Adoro quando mulheres treinam arte marcial! E adoro mais ainda se elas são pesadinhas e bem recheadas, hehe!
    Comecei a treinar em 2004! Fiquei um tempo sem ir na academia, mas treinava em casa, o que acho importante pra amadurecer na arte marcial. Beijão gatinha!

    ResponderExcluir