terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ah, o estresse!!

Olá pessoal!!!

Me desculpem pelo pequeno abandono que tivemos no nosso blog, mas estamos de volta e esperamos conseguir postar mais daqui pra frente, afinal, sempre temos um retorno muito bom por parte dos leitores =)

Hoje eu gostaria de falar de um tema muito conhecido da maioria de nós e presente na vida, quem sabe, de quase todos: o estresse!!

O estresse em si não é algo ruim. Na verdade, ele é um estímulo de nosso organismo para nossa própria defesa contra situações adversas das quais tenhamos que reagir.

O problema é que atualmente, com a quantidade dessas situações e pela grande demanda de informações com que temos que lidar, ele tem se tornando muito frequente, podendo em muitos casos, tornar-se crônico.

O estresse pode ser um aliado no desempenho de atividades como competições esportivas, situações de perigo, entre outras, proporcionando um aumento da capacidade física, raciocínio, memória e concentração através de alterações em todo o organismo. Entretanto, se o estresse se torna persistente todo esse aparato biológico pode ser danificado. (Boa Saúde)
Acredita-se que a liberação do hormônio do estresse, o cortisol, possa diminuir a secreção do "hormônio da felicidade" a serotonina, causando diminuição da sensação de prazer e realização.

Apesar do estresse aparentemente não reduzir a oxigenação no cérebro ou a força dos músculos, é mais difícil praticar exercícios físicos quando o cérebro está cansado de tanto pensar. Resultados de um estudo publicado no Journal of Applied Physiology sugerem que a percepção de cansaço físico é maior nessas condições, pois é como se o cérebro recusasse o esforço adicional de ter de coordenar o corpo.
Segundo os pesquisadores, é possível que o cansaço mental diminua os níveis de dopamina no cérebro, neurotransmissor relacionado à motivação e ao esforço.

Talvez por isso, o que acontece frequentemente é que a pessoa estressada exclui a atividade física da sua vida antes de excluir qualquer outro fator que possa causar algum estresse, o que com certeza não é a melhor coisa a se fazer.
Praticar atividades físicas traz sensação de bem estar e pode ser de grande ajuda pra quem se encontra no meio dessa loucura do dia-a-dia!!
O exercício físico contribui na liberação de endorfina, o hormônio que proporciona aquela sensação de prazer e euforia enquanto o exercício é feito. Também ativa a serotonina e a dopamina, outros dois neurotransmissores que geralmente estão em quantidades alteradas no indivíduo estressado (Fábio Bergamo).

Se o estresse está atrapalhando a qualidade dos seus treinos, está fazendo você engordar (e consequentemente, atrapalhando a qualidade dos seus treinos), entre outras coisas, repense! Reveja o que está realmente causando um nível de estresse tão alto em sua vida e procure alguma forma de driblar esse grande vilão dos nossos tempos!



Escute música, tenha mais tempo para o lazer, cultive suas amizades e suas relações familiares, procure técnicas de relaxamento e não deixe de pedir ajuda para as pessoas de sua confiança, ou até mesmo ajuda profissional, se for necessário.










Nesse link você encontra um teste para medir seu nível de estresse
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/estresse.htm

E então, está na hora de fazer alguma mudança no seu estilo de vida?

Obs.: Esse post surgiu por necessidades pessoais, hehe..

Valeu, pessoal!!
Beijos

7 comentários:

  1. Muito interessante o texto...
    Será q vendem serotonina e dopamina em pó no mercado? To precisando de muito disso aí heauhae =)

    ResponderExcluir
  2. Que inveja do bebê.... rsrsrs
    Parabéns pelo Post!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você tá ficando muito jornalista!!
    Gostei!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vale se entupir de chocolate pra liberar serotonina? =P
    Depois ninguém sabe pq era considerado o alimento dos deuses por algumas civilizações pré-colombianas... XD

    ResponderExcluir
  5. Fiz 12 nesse teste,,, ta moderado..uhauauahua
    muito bom Tati...=D

    ResponderExcluir
  6. hehehe então tá ótimo, Sandro!
    Eu fiz 21 pontos (estresse intenso) =P

    Valeu pelos comentários, pessoal!

    ResponderExcluir
  7. O meu estresse tem nome: TCC e estágio =/
    eu fiz 19 pontos, caminhando pro intenso...aiaiai
    Tento ir treinar, mas só consegui ir um dia até agora =/ justamente por culpa desses trabalhos infinitos!
    Leio sempre o blog, vcs tão de parabéns!

    ResponderExcluir