Estava eu lendo o Blog e percebi que falta um pouco de ciência nele. Então resolvi escolher o tema da minha monografia do 3º ano, a SEROTONINA.
A Serotonina é um neurotransmissor envolvido nas sinapses do nosso tecido nervoso. Ok, agora falando em português, esta substância que lhes apresento, é conhecida como a substância da felicidade. Contida em nosso sistema nervoso, (cérebro, nervos, e medula espinhal) ela é um tipo de ligação entre as células que cumprem a função de ‘’avisar’’ ao nosso cérebro qualquer tipo de sensação afetiva e emotiva.
Se lembrarmos de nossas aulas de biologia no colégio, vamos lembrar que nosso corpo é o que a gente come, ou seja, a alimentação é fundamental para nosso funcionamento saudável. Não é diferente com a serotonina. Ela é ativada com a ajuda de um aminoácido essencial, o Triptofano, que está presente em muitos dos alimentos que ingerimos, como o tomate, banana, vinho, e principalmente o chocolate.
Se a serotonina é a responsável pela transmissão de impulsos nervosos de origem afetiva e emotiva, se há falta dela, na maioria das vezes,nos deparamos com uma série de transtornos famigerados nos dias atuais, como o T.O.C.(transtorno obsessivo compulsivo), Síndrome do Pânico, Problemas com o sono, Depressão, descontrole da saciedade, levando a obesidade, falta de desejo sexual, entre outras preocupações relacionados à expressão de sentimentos humanos.
Mas alguém pode se perguntar, o que esse cara tá querendo imitar o Drausio Varella num Blog de Meninas no Kung Fu. Por duas razões, a primeira e a mais importante é que estudos estão revelando que a Atividade Física é um dos fatores preponderantes à ativação desse neurotransmissor. Doses de exercício recomendadas de 3 a 4 vezes por semana de 1 a 2 horas de duração, são o suficiente para prevenir todos esses sinais negativos citados acima. De alguma forma, a atividade física libera hormônios que auxiliam na produção de serotonina, dando uma sensação de prazer ao praticar tal atividade. Isso pode explicar a síndrome da abstinência esportiva, que ocorre geralmente com atletas que viveram do esporte e por alguma razão tiveram que o abandonar, ficando assim depressivos e desregulados emocionalmente.
A segunda razão é pelo fato de que as mulheres apresentam maiores chances de estarem com doses de serotonina mais baixas que o normal. Pelo fato de estarem mais dependentes dos hormônios sexuais, a mulher tem mais dificuldade de estabilizar os níveis de neurotransmissores. Não preciso falar que a TPM pode estar relacionada com a falta da serotonina.
Por isso, saibam que onde vocês estão, o kung fu, além de manter a aparência, o condicionamento físico e a vida social em dia, ajuda a lhes trazer felicidade biológica, com um bom funcionamento da serotonina e com o humor cada vez mais estável e positivo.
Caramba, muito educativo esse texto. Já haviam me falado isso, mas, ver um explicação científica é muito melhor. Parabens campeão.
ResponderExcluirComo sempre o Sandro ensinando mais um pouco pra gente. hehehe.
ResponderExcluirMuito bom o post, Sandro! Você é sempre bem-vindo aqui no blog para postar esses fatos científicos que realmente estavam faltando aqui. Parabéns =D
Ótimo texto!! Parabéns!!
ResponderExcluirSimplesmente fantastico... gostei muito e já repassei para muita gente que precisa saber disso!
ResponderExcluirParabéns...
abs
Estreou com o pé direito, ein amigo?!!
ResponderExcluirBem-vindo à equipe e parabéns pelo post!!
Valeu Gente, farei o possóvel pra sempre trazer posts interessantes que aumentem nossa bagagem de conhecimento.
ResponderExcluir=D
Isso explica porque o pessoal da academia não precisa de dorgas para ser feliz!
ResponderExcluirMuito bom o post, Sandro!
Sandro!
ResponderExcluirParabéns!!
Texto muito bem escrito. Excelente!! Adorei...
Meninos invadindo!!!
ResponderExcluirPost muito bom e muito útil para todos que ainda estão tentando se convencer de que atividade física, qualquer que seja, é realmente importante para se ter uma boa qualidade de vida.
Tava faltando mesmo um quê mais jornalístico no "garotas". Parabéns.
Beijos
Muito interessante...
ResponderExcluirGostei muito do Post Sandro!! =D
E você escreve muito bem!
Obrigado mais uma vez pessual...tem algumas coisinhas que nós poderíamos discutir a partir desse texto....por exemplo.....se sem atividade física os níveis de serotonina caem, onde as pessoas buscam recompensar?
ResponderExcluirno doce, chocolate, e outras comidas açucaradas.
pensem nisso.
Ahhh...adicionando informação: o sexo aumenta o nivel de um hormônio que induz a produção de serotonina...=]
Eu desconto em tudo isso... doce, chocolate, internet..rss... (dizem que queijo e comidas gordurosas também tem o mesmo efeito).
ResponderExcluirMaaas, vamos deixar claro que não é só a falta de exercícios que diminui os níveis de serotonina. Temos que cuidar também da nossa saúde mental e espiritual, do contrário, o exercício também pode virar uma forma de recompensar... torna-se um vício, e nenhum vício é saudável!
O importante é se manter o equilíbrio! =)
E vcs, o que acham?
Mas que papo mais cabeça. Minha maior fonte de serotonina com certeza são os doces da faculdade. Da Tati, é logo ali do lado da academia, né?!! Hahaha... o importante é o equilíbrio, sempre ;)
ResponderExcluirApresentem-me à gata da foto. Pelo amor de Deus! Ela é muito gostosa!!! Quero transar com ela! Sexo também é saúde!!!
ResponderExcluir