segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ponto de Vista Masculino

Olá gente,

Primeiramente, vamos às apresentações. Sou o Guto, pratico Kung Fu na TSKF Mooca e irei contribuir com o ponto de vista masculino.

Na minha opinião, acho excelente ver esses preconceitos serem extintos, mesmo que pouco a pouco, pois só quem está treinando junto presencia o igual esforço, o empenho e a dedicação que as meninas possuem durante as aulas. Elas nos mostram muito bem como conseguem mesclar toda a delicadeza com a força desse sexo nada frágil.

Mostram-nos também que as conquistas independem do fato de se usar gravata ou salto alto, e sim da força de vontade, das metas que são traçadas e da disposição de cada um.

Eu não acho mais que existam, em caráter social, mais nada que seja somente de meninos ou de meninas. Bons exemplos disso: a própria arte marcial, cargos em empresas que antes eram somente exercidos por homens e que hoje são igualmente ou até melhor exercidos por mulheres e, claro, o futebol.

Depois desse discurso feminista, só poderia concluir afirmando que é um orgulho ver a luta de vocês, meninas e, mais do que os parabéns, dar todo o apoio para que continuem sempre demonstrando toda essa beleza, seja no KF, na vida pessoal, etc.

Beijos e abraços do Guto

15 comentários:

  1. Bela estréia, Gutoo!!
    Falou tudo! XD
    É muito bom conhecer o ponto de vista masculino e saber que vcs nos apóiam e nos incentivam a continuar treinando!!
    Parabéns pelo post!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da iniciativa de fazer este blog. As mulheres realmente são praticantes tão hábeis quanto os homens, e não há diferenças quando o assunto é garra e dedicação.

    Eu sou Sifu de um ginásio aqui no Rio de Janeiro, e minha maior luta é para conquistar o público feminino. Ainda existem muitas meninas que acham que não precisam aprender uma arte marcial, ou simplesmente não têm o menor interesse. Isso é triste! Defesa pessoal é super-importante pra nós homens, que estamos acostumados a bater uns nos outros sem motivo aparente, quanto mais para as mulheres, que não são "programadas" pra ir pra guerra!

    Eu incentivo todas as meninas que conheço a encontrarem bons professores e praticarem Kung Fu. Faz bem para a saúde, constrói o corpo, e funciona!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ok, texto legal, mas aonde está o kung fu?
    Isso ai foi senso comum. Desculpem a franqueza, mas o que isso acrescenta?

    Esse texto poderia ser de TKD, Bocha, Hipismo, qualquer coisa.

    Não é que a mulher seja sexo frágil, mas muitos treinos de kung fu marketing fragiliza o homem e coloca todos em pé de igualdade.

    Me diga qual a relação kung fu e feminino? Como um treino com mulheres equilibra a energia? Com certeza são informações que realmente podem acrescentar muito.

    Não é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Muito boa a matéria!

    Jorge,

    Há uma relação incrível entre o Kung Fu e o feminino, assim como há com o masculino. Esta relação não existe somente no Kung fu, mas em tudo....

    A filosofia chinesa sempre descreve a busca do equilíbrio...o equilíbrio entre o yin e o yang, o feminino e o masculino, o negativo e o positivo, o frio e o quente... e por aí vai.

    Essa é uma descrição muito, mas muito simplória do que esse equilíbrio de energia significa, mas já pode ser usado como base para reflexão sobre a importância e o valor das mulheres praticando o kung fu, assim como os homens. Esta arte marcial é linda pois abre espaço para todos.

    Tenho certeza que a Tati e a Papu falarão mais sobre isso futuramente.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post Guto!
    Concordo plenamente com vc sobre o fato de que o que vale é o esforço e não o sexo!

    E bom ter homens que apoiam a gente ao invés de ficar fazem piadinhas e comentarios machistas ^^

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá novamente!

    Jorge, as mulheres desempenharam um papel super-importante na evolução do Kung Fu. O estilo Wing Chun (também conhecido como Ving Tzun, ou Wing Tsun) saiu da cabeça delas!

    A criação do estilo é atribuída a 13 monges que viveram há cerca de 300 anos atrás na China. Dentre eles, a melhor praticante, e por consequência, a que melhor desenvolveu o estilo foi uma monja chamada Ng Mui. Uma mulher. Não apenas isso: o estilo originalmente se chamava Moy Fat Chuan (Estilo da Flor de Ameixeira), e só recebeu o nome Wing Chun por causa de uma menina que foi discípula de Ng Mui, e se chamava Yin Wing Chun. Mais uma vez, as mulheres contribuem!

    Infelizmente, a genealogia do Wing Chun só registra essas duas mulheres com destaque. Mas ainda assim, a contribuição foi muito grande para o desenvolvimento que tornou o Wing Chun não apenas em "outro estilo", mas em um sistema.

    A base principal do Wing Chun é feita de modo a fechar a região do peito e gerar grande força aproveitando a mecânica das pernas e giros de quadril; As seis formas não são necessariamente para combate, mas principalmente para estudo e refinamento; o estilo prioriza a inteligência e simplicidade ao invés da força bruta. E, apesar de ter uma aparência frágil, foi eleito pela National Geografic como o estilo de Kung Fu mais eficiente já criado. CRIADO POR UMA MULHER.

    eu acredito que o equilíbrio gerado pela presença feminina no ginásio é não apenas pela beleza que tanto nos atrai, ou pela suavidade, mas principalmente pelo raciocínio feminino. Muitas vezes as mulheres são capazes de perceber de imediato coisas que nós homens não conseguimos, mesmo que nos esforcemos muito. Quem é casado sabe do que estou falando!

    Então, é muito comum que elas venham pra aula com idéias novas, sugestões interessantes, sequências diferentes, problemas que geram discussões magníficas sobre coisas do dia-a-dia, ou simplesmente são elas que notam que a academia podia ter mais um quadrinho na parede escrito "Paz", "Paciência", ou "Energia" em chinês. Sei lá, talvez a mesa do professor precise de um bloquinho de post-it, ou aquele cd velho de músicas-ambiente-chinesas-para-meditação precise ser trocado por Beyoncé, Bon Jovi, Foo Fighters ou Evanescence.

    Mesmo que nem todos concordem com o gosto musical acima mencionado (estou chutando, me perdoem!), elas sempre têm alguma coisa a contribuir para o treino, seja na hora do combate ou não.

    Fora que... Se for uma exibição de Garça, Águia do Norte, Shaolin Norte, ou Wushu Olímpico, eu prefiro muito mais assistir às moças do que aos rapazes. Fica muito mais bonito! ^_^

    Um grande abraço a todo(a)s!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, pessoas!
    Estou muito feliz pela resposta positiva do público. Sei que, infelizmente, a minha opinião não é a de todos os homens. Sei também que muitos dos homens possuem preconceitos, mas em breve mudaremos isso. Concordo com o Sifu Leonardo, é muito mais bonito assistir as meninas do que os meninos, embora existam muitos meninos que fazem ótimas exibições.
    Boa noite a todos!

    ResponderExcluir
  8. Tati, os posts do GKF estão cada vez melhores!
    Parabéns =DD

    Beijos!

    Pati

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que exista realmente um esporte, uma arte marcial ou apresentação artística que seja exclusivamente feminina ou masculina. Exemplo disso são dançarinos de balé que apresentam trabalhos lindíssimos, e mesmo patinação artística - sério vi muitas coisas lindas nesses jogos olímpicos de inverno, tanto por homens como mulheres!
    Até mesmo no futebol já tá mais que provado que as mulheres jogam e bem, principalmente nos EUA onde é um esporte bem popular entre o público feminino.
    Estou apenas começando no kungfu, mas realmente até agora não vi nada que julgasse ser mais fácil para um homem fazer do que para uma mulher...e quando vejo os mais graduados não vejo diferença na técnica ou alguma outra coisa entre os homens e as mulheres...
    Essa coisa da energia então...até agora nao entendi o que o Jorge quis dizer, realmente ele precisa rever os conceitos dele sobre energia.
    Mas eu achei ótimo ter acontecido o comentário dele, pois gerou essa resposta do Sifu Leonardo com tantas informações legais que concerteza poderia gerar um novo post! Fica a dica!
    Beijos e Parabéns pelo blog meninas!
    Paula
    @paulinhah
    http://todare.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paula!!

    O engraçado foi que eu estava pesquisando o assunto que foi comentado pelo Sifu Leonardo no dia anterior à ele colocar o comentário aqui!!...
    Ainda não tive tempo de parar pra escrever, mas é um dos assuntos que eu quero colocar!!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Paula, os Jogos Olímpicos de Inverno foram maravilhosos...Realmente não existe esportes em que seja decidido o mlehor por gênero. Um bom exemplo foi o Curling, categoria maravilhosa em ambos os gêneros. E o Kung Fu é um maravilhoso exemplo, pois como a Paula disse, não vê diferença nas técnicas de ambos. Enfim, vivemos num mundo globalizado e que tenta ser justo. pelo menos por uma minoria que se preocupa com os direitos iguais.

    ResponderExcluir
  12. Tati você e Papu são Garotas Super Poderosas... eu te disse =@ PODEROSAS...to de @@ em vocês.Beijo a todas as mulheres deste blog e um abraço a todos os homens.

    ResponderExcluir
  13. Olá, meninas e meninos!

    Eu passei por aqui novamente pra dizer que estou feliz com a boa recepção do meu comentário, e Paula, caso você realmente queira fazer um post a respeito do Wing Chun, eu posso lhe fornecer materiais escritos por email, ou por outro veículo, para que você possa se basear.

    Agradeço pelo apoio!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. O memolane me traz coisas de dois anos atrás todos os dias e hoje me trouxe esse post.
    Que belo presente nesse dia da Mulher!
    Agora já tenho um pouquinho mais de experiência no Kungfu, dois anos depois...
    Vejo apresentações lindas de homens e mulheres no Kungfu, e já superei muita coisa nesse tempo.
    Esse ano vou participar do Time de Demonstração do Campeonato da TSKF, o SHOWTEAM, e as mulheres vão se apresentar com ARMAS - o bastão!
    Estamos nos esforçando muito, todas estão animadas e vamos dar o melhor de nós.
    Com o apoio do William, com certeza nossa apresentação será um show à parte! Temos apoio de todos os instrutores, está sendo uma ótima experiência.
    EM BREVE!!!!

    Paula

    ResponderExcluir