sábado, 30 de janeiro de 2010

Alegria e Preconceito

Olá pessoas =D. Fui convidada a fazer parte desse blog maravilhoso e venho aqui dar a minha primeira contribuição.
Mas antes gostaria de me apresentar e aproveitarei para já começar a falar da minha relação com o Kung Fu ^-^.
Eu sou mais conhecida como Papu por grande parte dos meus amigos xD. Tenho 18 anos e desde a minha infância eu tenho problemas com excesso de peso, mas nunca gostei muito de fazer atividade física e meus hábitos alimentares eram terríveis, tirando que nunca tinha muito ânimo para me esforçar em emagracer. Já fiz muitas coisas na minha vida: futebol, vôlei, handball, natação, ballet, dança, dança do ventre, street dance, ginástica olímpica e academia, mas eu não me "encontrei" em nenhum desses lugares. Uma vez quando era pequena fui assistir uma aula de Judô do meu irmão e foi uma coisa que me chamou muita atenção e que eu tinha muita vontade de fazer, mas meus pais diziam que não, porque era coisa de menino e que meninas não podiam fazer. Até então eu desconhecia esse tipo de preconceito , mas como eu era pequena e não sabia me impôr eu apenas fiquei na minha.
Enfim, após muito procurar um lugar onde eu me "encontrasse", em 2008 uma amiga minha da escola me falou sobre o Kung Fu que também era perto de onde morávamos, achei interessante e em Setembro fui e marquei uma primeira aula. Eu já tinha sido conquistada pelo Kung Fu pelo primeiro contato que tive, foi uma sensação muito boa, eu simplismente tinha adorado! Faz 1 ano e 5 meses que eu pratico essa arte marcial incrível, e nesse tempo, creio que nunca pensei em deixar de treinar. É meu estilo de vida.
Minha vida melhorou muuuuito desde que entrei no Kung Fu, tenho muita motivação para emagrecer, meu físico e meu fôlego têm melhorado pouco a pouco, e o melhor de tudo: fiz amizades maravilhosas, pessoas que se tornaram essenciais para minha vida e que me dão ânimo pra melhorar e me esforçar cada dia mais!
Maaaaaaaaaaaas, nada são rosas. Meu pai é muito machista, não gosta nem um pouco que eu pratique Kung Fu, não gosta nem que eu comente as coisas com ele nem perto dele, fica bravo quando saio pra treinar... afinal, ele ainda tem aquela visão ultrapassada: "Isso é coisa de menino". Mas eu ignoro isso, uma vez que é treinar é uma coisa que me fez tão bem como qualquer outra que eu já tenha feito.

Então, meninas...enfrentemos essas pessoas que tiram sarro da nossa cara e que tem preconceito e lutemos com vontade pelo que acreditamos!
No meio do treinamento encontramos vários obstáculos e dificuldades que às vezes parecem ser impossíveis, mas encare-os e supere-os, crescendo dia-a-dia um pouco que seja, sempre buscando o melhor de você.

Para finalizar, gostaria de colocar uma foto muito especial onde estão grandes amigas e mulheres que fazem Kung Fu, e frizemos: não é porque fazemos Kung Fu que somos "machos" e não nos arrumamos.



Parabéns, meninas! Que vocês sempre tenham força pra continuar =D

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

E nasce o blog!!

Olá queridos!! Bem-vindos ao primeiro post do Garotas Kung Fu!!



Em primeiro lugar, esse blog surgiu no intuito de incentivar mais mulheres à praticarem Kung Fu (ou na arte marcial que desejarem), e também para incentivar àquelas que já praticam à continuarem treinando!!
É como o meu instrutor sempre diz: muitas meninas entram no Kung Fu, gostam e depois desistem!
Podem reparar pelos campeonatos. Milhares de meninas nas categorias iniciantes e uma ou duas, cinco no máximo, nas categorias mais avançadas...
Acho que isso acontece por vários motivos: pressão da família (pq kung fu é coisa de macho ><"), estudos, trabalho, casamento, filhos e por aí vai...

O que tenho a dizer sobre isso?
Bom pessoal, o mais importante de tudo: FAZER KUNG FU NÃO TE DEIXA MASCULINA!
Pelo contrário. A grande maioria das meninas que eu conheço e que praticam são super femininas! Sim, nós fazemos as unhas, cuidamos dos cabelos, usamos vestido no verão e cachecol rosa no inverno (rs.. exagerei, mas eu tenho um!). Uma das minhas amigas até faz Dança do Ventre!!
E apesar de ficarmos com alguns hematomas de vez em quando e sermos mais fortes que muito homem (#fato), temos carinho pra dar e vender!!

Sem falar das vantagens que a prática do kung fu te proporciona! Agilidade, flexibilidade, força, equilíbrio... Além do que é uma ótima fonte de liberação de estresse (é ótimo durante a TPM, meninas)!



Depois de pouco tempo de treino vc já sente mudanças no seu corpo, se não fizer corpo mole, ou ser frouxa, como a gente costuma dizer (hihi)!




Acompanhem o Garotas Kung Fu, pois em breve teremos novo layout e mais posts sobre o universo feminino desta arte marcial milenar!! ^^



Beijos!!