domingo, 20 de junho de 2010
BIKFTC 2010
Venho hoje falar um pouco sobre o que rolou no 2010 Brazil International Kung Fu Tournament Championship (conhecido como Campeonato da TSKF), que aconteceu nos dias 12 e 13/06, no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo.
Pra abrir o campeonato com chave de ouro, tivemos a apresentação do Demoteam: o time de demonstração da TSKF!! O Demoteam vinha treinando exaustivamente desde o final de fevereiro, com muito comprometimento e dedicação de todos os envolvidos!
A apresentação foi linda, realmente emocionante e temos muito orgulho (eu, Papu e Sandro) de termos feito parte disso!
Agradecimentos à toda a equipe, em especial ao William, Diego e Anderson, que fizeram o espetáculo acontecer!!
Você pode assistir a apresentação nesses links aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=NiVXzDhzASU e http://www.youtube.com/watch?v=q-S8DuJe59g
No primeiro dia de campeonato, aconteceram as competições das categorias Novato, Iniciante e Kuoshu Light. Este foi meu 3º campeonato, e sinceramente, nunca tinha visto competidores de tão alto nível nestas categorias!! Sem contar que o número de atletas também aumentou. A categoria com mais atletas tinha 67 competidores!!
Também foi meu dia de arbitrar. Uma tarefa difícil e de muita responsabilidade!! Parabéns à todos os voluntários!!
Domingo foi o dia das competições das categorias Intermediário, Avançado e Kuoshu Lei Tai.
O segundo dia de campeonato foi tão bom quanto o primeiro!! Atletas muito bem preparados, competição acirrada, medalhas disputadas por cada décimo da nota!! Realmente muito gratificante de se ver!
Eu competi no domingo, na categoria Intermediário. Trouxe algumas medalhas pra casa e mais um monte de experiências para a vida e para os próximos campeonatos!
Destaque para a arbitragem do Lei Tai, comandada pelo Danillo Cocenzo! Vcs foram um show a parte!!!
Particularmente, este campeonato foi maior e mais organizado do que os anteriores! O que mais me impressionou foram os novatos e iniciantes! Os intermediários que se cuidem! Ano que vem esta vai ser a categoria mais disputada do campeonato! Preparem-se!!
Parabéns ao Sifu Gabriel e à toda a equipe da TSKF por mais uma excelente realização!!
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Atividade Física e a Serotonina
Estava eu lendo o Blog e percebi que falta um pouco de ciência nele. Então resolvi escolher o tema da minha monografia do 3º ano, a SEROTONINA.
A Serotonina é um neurotransmissor envolvido nas sinapses do nosso tecido nervoso. Ok, agora falando em português, esta substância que lhes apresento, é conhecida como a substância da felicidade. Contida em nosso sistema nervoso, (cérebro, nervos, e medula espinhal) ela é um tipo de ligação entre as células que cumprem a função de ‘’avisar’’ ao nosso cérebro qualquer tipo de sensação afetiva e emotiva.
Se lembrarmos de nossas aulas de biologia no colégio, vamos lembrar que nosso corpo é o que a gente come, ou seja, a alimentação é fundamental para nosso funcionamento saudável. Não é diferente com a serotonina. Ela é ativada com a ajuda de um aminoácido essencial, o Triptofano, que está presente em muitos dos alimentos que ingerimos, como o tomate, banana, vinho, e principalmente o chocolate.
Se a serotonina é a responsável pela transmissão de impulsos nervosos de origem afetiva e emotiva, se há falta dela, na maioria das vezes,nos deparamos com uma série de transtornos famigerados nos dias atuais, como o T.O.C.(transtorno obsessivo compulsivo), Síndrome do Pânico, Problemas com o sono, Depressão, descontrole da saciedade, levando a obesidade, falta de desejo sexual, entre outras preocupações relacionados à expressão de sentimentos humanos.
Mas alguém pode se perguntar, o que esse cara tá querendo imitar o Drausio Varella num Blog de Meninas no Kung Fu. Por duas razões, a primeira e a mais importante é que estudos estão revelando que a Atividade Física é um dos fatores preponderantes à ativação desse neurotransmissor. Doses de exercício recomendadas de 3 a 4 vezes por semana de 1 a 2 horas de duração, são o suficiente para prevenir todos esses sinais negativos citados acima. De alguma forma, a atividade física libera hormônios que auxiliam na produção de serotonina, dando uma sensação de prazer ao praticar tal atividade. Isso pode explicar a síndrome da abstinência esportiva, que ocorre geralmente com atletas que viveram do esporte e por alguma razão tiveram que o abandonar, ficando assim depressivos e desregulados emocionalmente.
A segunda razão é pelo fato de que as mulheres apresentam maiores chances de estarem com doses de serotonina mais baixas que o normal. Pelo fato de estarem mais dependentes dos hormônios sexuais, a mulher tem mais dificuldade de estabilizar os níveis de neurotransmissores. Não preciso falar que a TPM pode estar relacionada com a falta da serotonina.
Por isso, saibam que onde vocês estão, o kung fu, além de manter a aparência, o condicionamento físico e a vida social em dia, ajuda a lhes trazer felicidade biológica, com um bom funcionamento da serotonina e com o humor cada vez mais estável e positivo.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Wing chun
Hoje vou contar um pouco sobre a história de um estilo de Kung Fu que teve influência direta de mulheres em sua criação e divulgação, ressaltando mais uma vez a importância do sexo feminino nesta arte marcial.
Antes de tudo, agradeço ao Sifu Leonardo Dias por ter disponibilizado o material que deu origem à este post.
Há cerca de 300 anos atrás, a China passava por grandes batalhas para libertar o seu povo do governo Manchu. Naquela época, no monastério de Shaolin, onde os monges treinavam seus discípulos, um aluno só estaria preparado para o combate após de 10 à 15 anos de treinamento. Em tempos como aquele, este tempo prolongado de treinamento se tornava inviável. Foi então que os mestres decidiram reunir as melhores técnicas de cada estilo que era ensinado para criar um novo estilo que pudesse ser ensinado e aplicado em 3 meses.
Este estilo foi chamado de Moy Fat Chuan (Flor de Ameixeira) e foi então que a Ng Mui (lê-se On Mui) entra para a história ao se destacar na prática do estilo dentre os 13 mestres que o criaram. Ng Mui foi a pessoa que mais contribuiu para o desenvolvimento das técnicas.
Um dos discípulos do templo, que não aprendeu o novo estilo, apesar de ter insistido para que o ensinassem, se revoltou e se reuniu ao exército Manchu, facilitando o ataque deles ao templo.
O exército Manchu conseguiu incendiar o templo e apenas 5 monges conseguiram escapar. Foram eles os monges Cheen Sin, Pak Mei (Pai Mei), Fung To Tak, Miu Hin, e a Ng Mui, que se refugiou no Templo da Garça Branca, na região de Tai Leung.
Ng Mui sempre ia às cidades próximas para comprar mantimentos e em uma de suas viagens, conheceu um vendedor chamado Yin Yee, pai da garota Yin Wing Chun, na época com 13 anos.
Na cidade, havia o líder de uma gangue chamado Wong que queria se casar com Wing Chun à força e para isso deveria lutar com o pai dela.
Yin Yee, porém era muito velho para lutar e confiou à Ng Mui o ensino da luta à sua filha Wing Chun.
Ng Mui e Wing Chun foram para as montanhas, onde a garota teve aulas do estilo Flor de Ameixeira por 3 meses.
Ao voltar para a cidade, Wing Chun desafiou Wong à um combate e derrotou Wong com um golpe de palma considerado fraco.
Wing Chun se casou então com o homem para o qual estava prometida, Leung Bok Toa, que era praticante de um dos estilos clássicos de Kung Fu.
Leung Bok Toa não gostava que sua mulher corrigisse suas técnicas e a convida para um treino livre de combate. Ele foi vencido por Wing Chun e a pediu para que lhe ensinasse suas técnicas.
Alguns anos depois, Wing Chun faleceu e seu marido, em homenagem à esposa, mudou o nome do estilo para Wing Chun Kuen, que significa "Os Punhos de Wing Chun".
Depois disso o estilo passou a ser difundido para a China e hoje é praticado em todo o mundo!
Deixo aqui o link para o site do Sifu Leonardo Dias! www.extremewingchun.com.br
É isso pessoal! Espero que tenham gostado!
Beijos,
Tati