quarta-feira, 21 de abril de 2010

Competir é...

Olá, pessoal!!

Depois de algum tempo ausente, cá estou eu de volta pra escrever alguma coisa pra vcs! Sabem como é vida de atleta-trabalhadora-estudante-amiga, né?

Vim hoje falar um pouco sobre umas das coisas que mais me motivam no kung fu: COMPETIR!
É muito comum vc ver várias meninas competindo nas categorias menores (novato, iniciante, etc) e poucas delas competindo nas categorias mais avançadas. Como já foi dito em alguns posts anteriores, muitas acabam desistindo após algum tempo de treino.

Esse ano, pela primeira vez, vou competir nas categorias intermediário e avançado (isso porque cada campeonato tem suas categorias específicas de acordo com o tempo de treino)! À propósito, me desejem boa sorte, afinal, vou competir com atletas muito boas, inclusive com instrutoras!

Mas por que competir é tão bom??

Existe uma série de motivos, mas o mais importante de todos é: MOTIVAÇÃO PARA TREINAR!
Não há nada como um campeonato em vista pra fazer vc suar a camisa com mais empenho, melhorar cada detalhe da sua forma/taolu/kati, se alimentar e descansar melhor, melhorar sua forma física, enfim... É um estímulo e tanto!!;

Nos campeonatos, geralmente vc conhece atletas de outras academias, troca experiências, vê formas e estilos que vc nunca tinha visto, fica babando na técnica de outros atletas (no bom sentido), e isso acaba te dando mais vontade ainda de ser um atleta melhor;

É divertido;

Vc aprende que sempre tem alguém que se dedicou mais do que vc e mereceu aquela medalha que vc não ganhou e que nem por isso essa pessoa está se gabando;

Aprende que todos estão tão nervosos ou inseguros quanto você e que todos, independentemente de estarem competindo, se apoiam e tentam tranquilizar uns aos outros;

Que vc não deve comer o que vendem na porta do ginásio (brinks... só pra descontrair =P)

Aprende a ter mais calma, confiança, controlar o nervosismo;

Aprende a ver o que é importante quando se executa uma forma;

Aprende a perder...e caso ganhar,aprende a ser humilde e não desmerecer os outros atletas por isso;

Campeonatos são oportunidades únicas de "testar" sua qualidade técnica, acompanhar seu desempenho, identificar seus pontos fracos...;

E pessoal, não tem nada tão bom quanto ganhar uma medalha!! É uma satisfação imensa ver que seu esforço foi recompensado, que tinham pessoas muito boas competindo contra você e que mesmo assim vc conseguiu ganhar... É uma sensação indescritível e muito pessoal, eu acredito! Realmente vale a pena!!

Isso é só um pouco do que eu senti nas minhas experiências em campeonatos. Só estando lá pra sentir na pele o que é competir!
Eu recomendo!!!

Contem suas experiências tbm!! A equipe GKF agradece!!




Até mais, pessoal!!
Beijos =**

Meus agradecimentos à: Papu, Melina, Larissa e Xapo, que contribuíram com idéis pro post

6 comentários:

  1. É isso ai Tati!
    Competir é um grande "auto-desafio", afinal.. vc está competindo com a preguiça, o cansaço, o tempo e etc e no fim, quem sempre sairá ganhando será você mesmo: Vai melhorar sua técnica, vai aumentar o fôlego, vai aumentar auto-controle e tantos benefícios que parecem simples, mas são importantes para o nosso crescimento pessoal.
    bjsssssss
    e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Competir é uma das experiências mais maravilhosas dentro do Kung Fu *-* Pra quem me conhece viu o q eu passei no 1º campeonato, fiquei super nervosa e errei tudo x-x mas depois que comecei a frequentar os campeonatos fiquei muito mais sossegada. Pensando agora, campeonatos também ajudam muito para os exames, ficamos muito mais a vontade.
    Boa sorte no avançado em Curitiba, mãe \o/ Boa sorte pra todos também :D

    ResponderExcluir
  3. pessoal sou novo aqui no blog , pratico garra de águia ,abrçs

    ResponderExcluir
  4. Ola,estou criando um blog de kung fu e por entrar no neste blo diversas vezes achei interessante divulga-lo aqui também,me chamo Leandro e sou atelta competidor deis de 2004, tenho o apelido de Kunguinho.Ja treinei em diversas academias e atualmente treino no TSKF com o mestre Gabriel Pires de Amorin.

    www.kunguinho.blogspot.com.br

    Estou começando ele hoje por isso resolvi falar sobre a origem do estilo louva a deus,espero que gostem e tenham paciencia para ler os outros temas que iremos abordar.

    Aceito sugestões

    Atenciosamente, Leandro Martinez

    ResponderExcluir
  5. Ola Tati, sou da filial vila madalena...

    Faço especilização na botucatu, de terças e quintas.Estou com o blog para divulgar o kung fu e seus estilos,tambem gostaria de tentar um patrocinio e fazendo o blog poderei passar adiante o esforço que um atleta e um aluno de artes marciais fazem para obter exito em sua jornada nesse modo de vida que escolhemos seguir,obrigado por me colocar como favorito e tambem quero colocar garotas kung fu como em meu blog....

    como faço??

    Atenciosamente, Leandro Martinez

    ResponderExcluir
  6. Tati, obrigador por add o meu blog no seu, eu realmente tenho percorrido um caminho arduo e muitos ja estão neste trajeto a mais tempo, quero que todos saibam das dificuldades de uma pessoa que treina e de todo esforço que fazemos durante as aulas, principalmente quando estamos prestes a encarar um campeonato(para quem tem esse intuito competitivo),a busca por um patrocinio é continua e poucos sabem pelo que passamos,espero com esse blog ajudar em meu futuro patrocinio e os demais atletas que tambem buscam pelo mesmo.

    Atenciosamente, Leandro Martinez

    ResponderExcluir